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A recapagem de pneus é um processo de renovação que estende a vida útil de um pneu desgastado, restaurando sua banda de rodagem. Esse procedimento é amplamente utilizado, especialmente em veículos comerciais e de grande porte, como caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, que sofrem um desgaste intenso nos pneus devido às grandes distâncias percorridas e ao peso carregado. A recapagem representa uma alternativa sustentável e econômica à substituição total dos pneus, reduzindo a necessidade de matéria-prima e o impacto ambiental.
 
Como Funciona o Processo de Recapagem
  1. Inspeção: O pneu desgastado é inspecionado para garantir que está em condições adequadas para recapagem. Fatores como danos estruturais e desgaste excessivo podem tornar o pneu inelegível.
     
  2. Raspagem: A camada antiga da banda de rodagem é removida por meio de raspagem, preparando a superfície para receber uma nova camada de borracha.
     
  3. Aplicação da Nova Borracha: Uma nova banda de rodagem é aplicada ao pneu. Essa nova camada de borracha pode ser moldada ou pré-moldada.
     
  4. Vulcanização: O pneu é submetido a um processo de vulcanização a quente ou a frio, dependendo do método escolhido. Na vulcanização, o calor ou o vapor pressiona e fixa a nova borracha à carcaça do pneu, garantindo aderência e durabilidade.
     
  5. Inspeção Final: Após a vulcanização, o pneu recapado passa por uma inspeção final para assegurar a qualidade e a segurança.
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